
Qual é o melhor do MMA atualmente, Islam Makhachey ou Alexander Volkanovski?
Com essa crescente do esporte, é natural que surja a pergunta: ‘’Mas afinal, quem é o melhor lutador de MMA da atualidade?’’ E, visando sanar essa dúvida de fãs e mídia especializada, o UFC, maior evento do planeta e empregador da grande maioria dos maiores lutadores do mundo atualmente, promoveu no sábado passado, dia 11 de fevereiro, um confronto extremamente aguardado pelo mundo dos esportes de combate: o duelo entre o campeão dos pesos leves, o russo Islam Makhachev, n° 2 do ranking peso por peso da organização e atual campeão dos pesos leve, contra o australiano Aleksander Volkanovski, n° 1 do ranking e campeão dos pesos pena. Na ocasião, o australiano subiu de categoria, visando obter o seu segundo cinturão do UFC, em categorias distintas. Na verdade, para grande parte do mundo do MMA, a luta valia muito mais do que o cinturão, mas o topo de todos os rankings especializados e o título de melhor lutador do planeta.
O russo de 31 anos possuía, antes da luta, um cartel de 23 vitórias e somente uma derrota, ocorrida no distante ano de 2015 que, a título de curiosidade, se deu para um brasileiro, o lutador Adriano Martins. Nesse belo currículo, se encontra vitórias sobre lutadores do calibre de Charles de Oliveira, Gleison Tibau, Dan Hooker e Bobby Green. Já o australiano de 34 anos, subiu no octagon mais famoso do planeta tendo um cartel de 25 vitórias e somente uma derrota, ocorrida somente em 2013. Em seu brilhante cartel, mantinha vitórias sobre Max Holloway (três vezes), Brian Ortega, Chan Sung Jung, José Aldo e Chad Mendes, ou seja, sobre alguns dos maiores pesos pena de todos os tempos.
Muito embora a luta tenha ocorrido na Australia, país de origem de Alexander ‘’The Great’’ Volkanovski, e a unanimidade das bancas de apostas dessem favoritismo ao russo, Islam Makhachev, era esperada uma luta muito dura e equilibrada. E as expectativas dos fãs ao redor do mundo não foram decepcionadas. Em um duelo de 5 rounds, extremamente equilibrado e de resultado discutível e contestável, o russo venceu por decisão unânime.
Muito embora a luta tenha sido um prato cheio para os amantes do esporte, a principal dúvida anterior à luta, com certeza segue sendo a mesma: qual dos dois é o maior lutador de MMA hoje em dia?
Em primeiro lugar, devemos levar em conta que a vitória do russo causa dúvidas quanto ao resultado, já que boa parte da mídia especializada viu vitória do australiano. Na verdade, o que se vê no meio é uma grande divisão, sendo que muitos acreditam que Islam realmente tenha vencido a luta, enquanto tantos outros acreditam que o australiano foi prejudicado nas papeletas dos juízes. Além do mais, o fato do australiano ter subido de categoria para enfrentar um lutador maior e mais pesado, deve ser destacado. No mundo dos esportes de combate de alto nível, qualquer grama a mais no peso faz diferença no desempenho do lutador. Logo, temos de um lado um lutador atuando na sua divisão de peso natural, e outro que teve de subir, completamente avesso e sem qualquer experiência na categoria de cima. Por tais argumentos, o questionamento sobre qual o melhor lutador do mundo atualmente, segue sem uma resposta convincente. Na verdade. Mesmo após a vitória do russo, o UFC não alterou a posição dos lutadores em seu ranking peso por peso (ranking que classifica os lutadores, independentemente de sua faixa de peso e categoria), ou seja, o russo segue sendo o número 2 e o australiano o número 1.
Enfim, de qualquer forma, a única certeza que esta luta trouxe para os amantes do MMA é a mesma: uma revanche deve ser marcada entre os lutadores, sendo, de preferência e por uma questão mais justa, em peso casado, entre os pesos pena e os pesos leve. Aguardemos ansiosos cenas do próximo capitulo.