
Após "boom" da indústria, mercado de NFTs deve aumentar em 2022.
Além disso, o estudo ainda projetou que até o mês de dezembro de 2022 cerca de quatro ou cinco milhões de pessoas de alguma modalidade esportiva devem comprar ou receber algo referente aos NFTs. Portanto, os tokens não-fungíveis estão cada vez mais presentes nas modalidades esportivas, oferecendo uma comercialização de produtos limitados ou até mesmo cartas de atletas colecionáveis.
Embora o mercado de NFT oscile com certa frequência, ainda há uma grande vantagem por trás disso. Englobando atletas, eventos esportivos e materiais extras, o NFT se mantém em constante crescimento na indústria esportiva. Em análise, a Sorare está entre uma das principais plataformas de NFTs relacionados ao futebol internacional. Portanto, os números apontados revelaram que a Sorare movimentou mais de US$ 128 milhões até o mês de setembro desse ano.
Já sobre o mercado brasileiro, há empresas que possuem parcerias com clubes da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol. Por exemplo, o clube do Corinthians, Ceará e o Atlético Mineiro, possuem parcerias com a indústria de NFTs. Portanto, o estudo feito revela que os jogadores devem movimentar mil milhões de dólares em criptomoedas até dezembro de 2022, para comprar os itens e produtos ligados aos atletas ou clubes esportivos.
O mercado de NFTs hoje é um dos maiores responsáveis por fomentar a indústria, seja ela esportiva ou não. Porém, não há como negar que a modalidade esportiva é uma das mais fomentadas quando o assunto é criptomoedas. Por exemplo, a Sorare tem uma grande importância em NFTs quando o assunto é futebol e basquete.
Em sua plataforma, o NBA Top Shot é um dos maiores responsáveis por movimentar o mercado de NFTs. Através desse segmento, surgiu a carta digital de LeBron James, a qual chega a custar a quantia de 230 mil dólares. A nível de comparação, somente essa carta, que é chamada de cards "moments", vale 1 milhão de reais.
NFTs representados em outras formas
Visto isso, os NFTs estão cada vez mais em expansão na indústria dos jogos. Recentemente, na última terça-feira, a Ubisoft revelou que estaria entrando de vez no mundo dos NFTs sob o nome de Ubisoft Quartz. E, através desse anúncio, o primeiro passo é implementar os tokens dentro do Ghost Recon: Breakpoint, trazendo produtos exclusivos que irão se chamar Digits.
Além disso, a Ubisoft revelou que irá trazer um mercado de criptomoeda diferenciado. Em sua fala, a Ubisoft irá usar o "blockchain Tezos", que irá se diferenciar do Bitcoin e do Ethereum, culminando em um novo segmento.
"Uma transação nesta rede usa a mesma quantidade de energia que a transmissão ao vivo de 30 segundos em vídeo, enquanto a geração anterior de redes de blockchain podem consumir a mesma energia necessária para um ano de streaming ininterrupto. O baixo índice de emissão de carbono significa que os nossos desenvolvedores e jogadores podem priorizar a inovação sem medo de comprometer a sustentabilidade".