Entenda o que aconteceu no jogo entre Brasil e Argentina deste último domingo.
Faça parte do nosso canal no Telegram - Clicando AQUI!
Confira todos os JOGOS DE HOJE e acompanhe ao vivo!
A partida, que estava sendo realizada na Neo Química Arena, teve que ser paralisada pelos agentes da Anvisa, que interromperam o jogo logo em seus primeiros minutos. Os agentes declararam para as entidades regentes que quatro jogadores da Seleção Argentina não cumpriram com os protocolos sanitários estabelecidos para combater a Covid-19.
De acordo com a Anvisa, os seguintes jogadores haviam negligenciado os protocolos: Emiliano Martínez (goleiro), Romero (zagueiro), Buendía e Lo Celso (meias). Os quatro jogadores haviam realizado uma partida na Inglaterra e não poderiam entrar no Brasil sem antes cumprir a quarentena estabelecida pela Anvisa.
Dessa forma, Antonio Barras Torres, diretor-presidente da Anvisa, foi a público explicar em uma entrevista o que exatamente havia acontecido na partida entre Brasil e Argentina. Nas palavras de Torres, os quatro jogadores, ao chegar no Brasil, apresentaram um documento de saúde do viajante. Nesta declaração não havia menção de que os jogadores estivessem passados por outros países que estão restritos devido ao combate à pandemia. No entanto, logo em seguida foi constatado que os jogadores estiveram no Reino Unido.
"São quatro jogadores. Eles, ao chegarem em território nacional, apresentam a declaração de saúde do viajante. Neste documento não falava que eles passaram por um dos três países que estão restritos, justamente para a contenção da pandemia. Mas depois foi constatado que eles passaram pelo Reino Unido".
Dessa forma, o diretor-presidente afirmou que os quatro jogadores da Argentina não poderiam estar em campo. Apesar dessa declaração, o Governo, a FIFA e a Conmebol haviam realizado um acordo permitindo que os jogadores fossem liberados. Essa atitude resultou na intervenção da Anvisa na partida entre as seleções.
Mas o que acontecerá com o jogo?
Após a Anvisa ter suspendido a partida entre a Seleção Brasileira e Argentina, a Conmebol anunciou que a FIFA ainda irá estudar o futuro da partida entre as seleções. Sendo assim, a confirmação é de que o jogo não possui uma data definida para acontecer.A Conmebol, momentos depois da paralização do confronto, foi a público e emitiu uma nota de esclarecimento, onde afirmou:
"Por decisão do árbitro do jogo, o encontro organizado pela FIFA entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo foi suspenso.
O árbitro e o delegado do jogo apresentarão um relatório à Comissão Disciplinar da FIFA, que determinará os próximos passos a seguir. Estes procedimentos estão em estrita conformidade com os regulamentos em vigor.
As Eliminatórias para a Copa do Mundo são uma competição da FIFA. Todas as decisões relativas à organização e desenvolvimento são exclusiva responsabilidade da FIFA"
Confira como está a classificação das Eliminatórias Sul-americanas:
1 Brasil – 21 pontos
2 Argentina – 15 pontos
3 Equador – 13 pontos
4 Uruguai – 12 pontos
5 Colômbia – 10 pontos
6 Paraguai – 8 pontos
7 Peru – 8 pontos
8 Chile – 7 pontos
9 Bolívia – 6 pontos
10 Venezuela – 4 pontos
Obs.: Brasil, Argentina, Equador e Uruguai já estão com suas vagas diretas garantidas para o Qatar em 2022. Enquanto isso, a Seleção Colombiana irá disputar uma repescagem para definir a sua posição final na tabela.