
Conmebol divulga mudanças nos regulamentos da Libertadores e Copa Sul-Americana.
Com suas competições prestes a serem retomadas, Conmebol divulga mudanças nos regulamentos da Libertadores e Copa Sul-Americana. Em comunicado, a entidade informou que as medidas foram tomadas visando o melhor funcionamento das competições e que isso se derivou da pandemia do coronavírus. Assim, em breve, tais mudanças serão vistas na prática.
As alterações que foram aprovadas pelo conselho da Conmebol se referem à inscrição dos jogadores, a possibilidade de cinco substituições e sobre a definição do quadro de arbitragem das partidas. Entretanto, vale lembrar que a possibilidade de cinco substituições já vem acontecendo em algumas competições ao redor do mundo, não sendo uma completa novidade.
Em relação à inscrição de jogadores por parte dos clubes, a entidade autorizou que um atleta possa atuar por mais de um time na Libertadores ou Copa Sul-Americana. Além disso, caso um atleta tenha deixado o clube por onde disputava uma dessas competições, poderá retornar e seguir disputando o torneio. Anteriormente a essa alteração, eram vedadas as duas hipóteses. Outro ponto que merece destaque é que está liberada a inscrição de jogadores em qualquer etapa da competição em que o clube estiver.
Outra mudança que acontecerá no regulamento é no que tange às substituições. Contudo, essa nova regra não chega a ser uma novidade, pois já vem sendo aplicada em outras competições. Assim, visando a proteção aos atletas após a longa parada, os times estão autorizados a realizar cinco alterações por jogo.
Por fim, o que mais chama a atenção nas mudanças nos regulamentos da Libertadores e da Copa Sul-Americana é referente à arbitragem. Agora, em caso de necessidade, o quadro escalado poderá ser oriundo do país do time mandante. Além disso, a equipe de arbitragem pode ser composta por integrantes de países diversos. A medida foi tomada para tentar superar as imposições das regras sanitárias.
De acordo com a Conmebol, a Copa Libertadores será retomada no dia 15 de setembro, enquanto a Copa Sul-Americana irá retornar no dia 27 de outubro. Como se trata de uma competição internacional, os clubes estão autorizados a permanecer nos países dos jogos pelo período de 72 horas.
Guia da Série B 2020