
Sindicado dos Atletas de São Paulo ameaça entrar na justiça e Campeonato Brasileiro pode ser paralisado.
O Sindicato dos Atletas de São Paulo cobra uma alteração nos protocolos de retorno do futebol por conta do coronavírus e ameaça entrar na justiça. Se isso acontecer e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) não realizar mudanças no protocolo, o Campeonato Brasileiro pode ser paralisado.
Isso se dá por conta de diversos jogadores terem sido infectados pelo Covid-19, tendo até mesmo algumas partidas adiadas. Assim o sindicato deseja que a CBF adote mudanças nos protocolos, como os usados no futebol alemão ou até mesmo na NBA. Na Alemanha, as delegações ficam concentradas por até uma semana, para que dê tempo de fazer exames e ter seus resultados. Já na NBA, foi criada uma espécie de “bolha” em Orlando, nos Estados Unidos, para ter um controle maior e para que a competição pudesse ser finalizada.
Para o Sindicato, uma das soluções para o Campeonato Brasileiro seria isolar as equipes durante toda a competição, até por conta dos calendários e pelos jogos estarem sendo disputados a cada 3 dias.
Documento enviado à CBF
“Assim, ou isola as delegações por uma quantidade de dias antes de cada partida, quantidade de dias que seja capaz da obtenção dos resultados das testagens de forma segura, ou se cria a “bolha” e isola de vez as delegações durante toda a competição”.
Esse documento que foi enviado pelo Sindicato à entidade não diz que o órgão irá à justiça, isso eles colocaram em seu site e caso ocorra de fato, o Campeonato Brasileiro pode ser paralisado. “Em caso de resposta negativa, para a entidade dos jogadores paulistas não restará alternativa a não ser o já conhecido caminho do judiciário.”
CBF impôs mudanças
Para relembrar, o jogo entre Goiás e São Paulo teve de ser adiado após diversos jogadores do time goiano terem sido infectados pelo vírus. Após isso, a CBF decidiu mudar algumas questões em seu protocolo.
Segundo a mudança da entidade, agora os clubes podem realizar os exames em todos os inscritos no Brasileirão (até 40 testes por equipe) e não apenas em 23, como era. Além disso, por alguns erros ocorridos no Hospital Albert Einstein, a CBF permitiu que os clubes façam os testes em outros laboratórios.
Próximas partidas
Nesta quarta-feira (12), o Atlético-GO enfrenta o Flamengo e em testes realizados no dia anterior, o Atlético teve quatro casos confirmados. O clube entrou com um recurso e a CBF acabou por autorizar que os jogadores disputem a partida, isso porque eles já teriam cumprido o isolamento necessário. De acordo com o clube, os jogadores "não têm mais o potencial de transmissão da doença".
“Nos baseamos em uma norma do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos, já aceita pela Organização Mundial de Saúde. Essa norma prevê que, após um exame PCR positivo, o isolamento de dez dias é suficiente para liberar o paciente” disse o médico da CBF, Jorge Pagura, em entrevista à “UOL”.
Conheça as melhores casas para apostar no Brasileirão!