“Nosso principal objetivo será sempre proteger a saúde do futebol sul-americano. Por esse motivo, buscaremos o máximo de coordenação e consenso para a implementação ideal dessas medidas”.
De acordo com as novas regras implementadas para a Copa Libertadores e Sul-Americana, a Conmebol diz que será proibido beijar a bola, trocar camisas com outros atletas, cuspir no chão e trocas de garrafas de águas entre jogadores.
Alejandro Dominguez, atual presidente da Conmebol explicou a situação:
“Essas reuniões de acompanhamento com os membros do conselho nos permitem ter uma visão real e atualizada da situação em cada uma das federações. Também oportuniza alinhar nossas metas, protocolos e novas medidas para mitigar o impacto do novo coronavírus em nossas atividades”.
Além disto, foi confirmado que as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 continuará no Qatar até o final do calendário da FIFA. Por enquanto, permanecerá da mesma forma, sem alterações.
Para garantir um retorno seguro aos atletas e aos envolvidos com o esporte, jogadores reservas irão usar máscaras faciais, e usarão quando forem dar entrevistas após alguma partida.
Também foi constado que cada envolvido com o retorno tenha sua própria garrafa de água.
A Comissão médica se reuniu na semana passada com especialistas visando criar um documento com recomendações dos regentes locais. O documento será apresentado para cada governantes dos respectivos países participantes da Conmebol.
“Nosso principal objetivo será sempre proteger a saúde do futebol sul-americano. Por esse motivo, buscaremos o máximo de coordenação e consenso para a implementação ideal dessas medidas” - explicou o presidente.